Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Armas de caça desaparecem misteriosamente da casa do dono

Duas armas de caça, calibre 12mm, desapareceram da casa do proprietário quando se encontrava ausente.

Um caçador, com largos anos de experiência, viu desaparecer duas das suas armas de caça que tinha exposta num dos compartimentos da sua habitação e algumas monições utilizadas no exercício do desporto cinegético.

O furto ocorreu numa freguesia do concelho de S. João da Pesqueira onde a caça, nos tempos do regime cinegético livre, teve uma grande procura pelos amantes deste desporto e foi mesmo uma mais-valia para a economia local. Com o aparecimento das reservas de caça, obrigatórias por lei, e falta de espécies muitos dos caçadores “arrumaram” as armas em casa, muitas vezes exposta como “trofeus” dos tempos passados.

O caçador que foi vítima dos “amigos” do alheio, agricultor de profissão, desconhece há quanto tempo lhe foram furtadas as armas, pelo motivo de não entrar no compartimento onde as guardava com regularidade. “Assim que percebi que as armas tinham desaparecido chamei a GNR. Não sei quando foram furtadas porque não vou aquele quarto todos os dias”, referiu.

Sendo da alçada da PSP o licenciamento e destruição de armas de calibre autorizado a civis, a GNR de S. João da Pesqueira tomou conta da ocorrência que remeteu a queixa-crime por furto para o Ministério Publico. O MP pode delegar as investigações na GNR ou PSP, assim como pode remeter as investigações para a Policia Judiciária.

Com a legislação em vigor o proprietário das armas furtadas poderá vir a ser penalizado em mais €500 de multa por não ter acautelado as armas em local fora de qualquer acesso a estranhos.

Armas de caça.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D