Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Exercito no combate a incêndio 2016

Mais de 50 militares do Regimento de Infantaria 14, Viseu, receberam formação, durante várias horas, afim de saber lidar com o combate a incêndios durante a época que se aproxima, de maio a setembro.

Nove elementos da Proteção Civil, alguns deles com a patente de chefe, passaram alguns dias no Regimento de Infantaria 14 a transmitir os seus conhecimentos aos militares que foram selecionados para o combate a incêndios florestais durante a altura de risco deste ano.
Um fonte do RI 14 informou que não existirem elementos para satisfazer as necessidades pretendidas. "Cada vez há menos homens e mulheres a procurar as fileiras militares. Mas, mesmo assim pretendemos dar uma resposta às necessidades neste flagelo que tem devastado Portugal". Referiu.
Não sendo a primeira vez que os militares dão a sua colaboração no combate a incêndios florestais. Há já alguns anos que essa função estava totalmente na alçada dos bombeiros com resultados aquém do desejado pelo Estado português.
Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, em articulação com o Ministério da Defesa Nacional e Ministério da Administração Interna, vão colocar no terreno os já conhecidos elementos da GNR, militares e corpos de bombeiros no combate às chamas. Mas, este ano o número de bombeiros no terreno será reduzido em cerca de 50%, por motivo idêntico aos militares, falta de voluntários e um dos pontos que levou os atuais governantes a levar em conta a redução de elementos dos CB`s foi o elevado custo que tem acarretado a nível nacional as custas às Corporações de Bombeiros.
"Os militares e a GNR já estão pagos pela sua contratualização profissional.                                                         
RIV14.jpg

 Enquanto os elementos dos bombeiros são contratados de uma forma pouco legível". Referiu fonte governativa, sem que se tenha prenunciado sobre outros assuntos que estão a levar as autoridades judiciárias a investigar alguns CB`s e elementos ligados às Associações de Bombeiros.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D