Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

ICN autoriza cientistas a libertar insetos em Outubro para combater acácias

Um minúsculo insecto australiano vai combater as acácias em Portugal e, assim, alterar o sistema microbiológico da fauna e flora no país. Com este tipo de controlo biológico é apenas circunstancial reduzir pragas que afectam culturas indígenas que têm vindo a ser introduzidas na agricultura. Tal como aconteceu na ilha da Madeira com a introdução de uma mosca para combater pragas que atacavam as bananeiras, começaram a reaparecer doenças que estão "adormecidas" tendo voltado a instalar-se nos humanos. Com a introdução deste inseto haverá espécies arbóreas e funiculas que poderão ficar ameaçadas, tal com está a acontecer com as espécies piscícolas no rio Douro com a introdução de espécies exóticas.

A planta acácia, também chamada de angico, é nativa da África do Sul e muito utilizada para problemas dermatológicos, principalmente para combater bactérias. Sua família de planta é a Acacia horrida.

Acácia

 

Benefícios e propriedades

O chá de acácia combate principalmente uma bactéria chamada Streptococcus faecalis. É uma bactéria que mora no trato gastrointestinal e pode ser extremamente prejudicial à saúde. Além disso, a acácia combate a falta de apetite e auxilia principalmente com doenças respiratórias, como rinite e sinusite, aliviando as sensações de dores e desconforto.  As propriedades da acácia são taninos, mucilagem, saponinas e corantes.

Contraindicações do chá de acácia

O chá é indicado para melhoras imediatas e deve ser tomada em pequenas quantidades, isso porque, em alguns casos, ele provoca alucinações e náuseas. O chá também é abortivo e deve ser evitado por mulheres gestantes. Não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos e idosos. É importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento com essa planta. Quanto a usos externos, não há contra indicação.

 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D