Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Mário Soares esteve no quartel dos B.V de Alfandega da Fé

"Adeus amigo"!

Quase todos os jornalistas que trabalham ou trabalharam em órgãos de comunicação social de âmbito nacional, tiveram um acontecimento com o Ex-Primeiro Ministro e ex-Presidente da Republica, recentemente falecido, Mário Soares.

mw-1024.jpg

 A minha história com aquele a quem um dia lhe chamaram "animal político" pelos seus feitos pela nação chamada Portugal, ao ser um dos mais altos responsáveis pela implementação da Democracia na sociedade.

Estávamos no ano de 1992, pelo mês de maio, quando em menos de vinte e quatro horas nos encontramos em dois pontos distantes do nosso Portugal. Como jornalista estagiário por essa altura sempre o apoio e carinho de Mário Soares. Será por isso que não tenho medo de todos aqueles que deturparam a democracia em Portugal? 

Mário Soares o sempre socialista e fundador do PS, não era pessoa fanática, mas apenas um democrata moderado e sempre pautou por conviver com todos os amigos, mesmo sendo de outra ideologia política ou religiosa. Foi o que aconteceu em determinado dia do mês de maio, em 1992, sendo ele na altura Presidente da Republica de Portugal, foi jantar a casa da minha estimada madrinha, também jornalista, Helena Sanches Osório e mulher de um "antidemocrata" o major Sanches Osório. Políticas à parte e Mário Soares aceitou o convite para ir jantar à rua daOlivensa, no Estoril. Durante a refeição Mário Soares foi falando das sua tarefas como Presidente da Republica e que no dia seguinte ao jantar iria para Trás-Os-Montes inaugurar um quartel de bombeiros e uma barragem para abastecimento de água à população de Alfandega da Fé. Pouco depois da sobremesa, a minha madrinha Helena Sanches Osório não se fez escusada e chamou-me à parte para me dar um recado profissional: "Tens aqui uma prova de demonstração profissional. Agarra no carro epõe-te a caminho". Assim fiz e não poderia de deixar de obedecer à patriarca da comunicação social da altura.

Sandra Martins.jpg

Como transmontano e duriense, cheguei à terra que me viu crescer já madrugada e cerca das 09:00 horas da manhã já estava em Alfandega da Fé para receber o Presidente da Republica Mário Soares. Depois da primeira inauguração era chegada a hora do almoço, que se não estou em erro foi mesmo nas instalações do bombeiros. Íamos a meio da refeição e na mesa onde nos encontrávamos mais de uma dezena de jornalistas todos falavam em interromper a refeição do PR para dar as entrevistas, para assim estarem atempadamente nas redacções. Outros tempos. Quando me apercebi disse a todos os camaradas: "ainda ontem estive a jantar com ele no Estoril e sei mais ou menos como ele gosta de ser interrompido. Estejam descansados que assim que seja oportuno eu digo-vos". Após alguns minutos era a hora do café; momentoexato. "Levantei-me e dirigi-me à mesa Presidencial, foi fácil; porque os poucos guarda-costas do PR já me conheciam. Quando me abordei dele, ladeado pelos autarcas locais, Mário Soares levantou-se e disse: "Como é que tu já estás aqui se ainda ontem à noite estives-te a jantar comigo no Estoril"? Atitude e palavras do PR que deixaram os presentes atónitos da forma como o PR falava com um jovem estagiário repórter. Apenas respondi que tinha vindo no meu carro. " O Senhor Presidente não se importa de falar com todos os jornalistas presentes"? Resposta afirmativa do PR que antes das perguntas e respostas fez questão de me apresentar aos colegas jornalistas, embora alguns já me conhecessem naquela ocasião.

DSC03024.JPG

 À tarde apenas quatro jornalista estiveram presentes na inauguração da lagoa de abastecimento de água para consumo domestico e rega no concelho de Alfandega da Fé.

Mário Soares um amigo e realmente um "animal político". Obrigado e até sempre.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D