Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Vindimas no Douro - "vale tudo".

Tal como diz o povo duriense, "na vindima trabalham os coxos, marrecos , manetas e todos aqueles que tenham vontade de trabalhar na vinha", São carrinhas de caixa aberta e mini-autocarros, sempre lotados, que trazem até às vinhas do Douro a mão-de-obra necessária para a faina das vindimas. As autoridades fazem vista"DSCI6685.JPGgrossa" às infrações, mas em caso de acidente o problema estará na sua resolução nas companhias de seguro e nos tribunais. Serão sempre as vítimas as mais prejudicadas, a troco de ganharem uns euros na vindima.

Acompanhamos uma fiscalização de circulação de uvas.

Dois funcionários do Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP) e um elemento da GNR,1º sargento Almeida, comandante do PT da GNR deS. João da Pesqueira. levaram a efeito um controlo de circulação de uvas na estrada nacional 222, no lugar daBateiras, próximo do Pinhão, onde vários veículos que transportavam uvas passaram pelo controlo dos administrativos doIVDP. Perante o sinal de paragem do agente da autoridade no local todos os condutores obedeceram e colaboraram com os funcionários doIVDP sem que demonstrassem intenção de seguir viagem até ao centro de vinificação sem colaborar com os funcionários na estrada. Sabendo que os funcionários doIVDP não têm qualquer autoridade para apreender ou reter a carga transportada, sendo apenas a ASAE, GNR e PSP autoridade competente para tal,os condutores de carrinhas e camiões colaboraram, evitando que os administrativos doIVDP impedissem a descarga das uvas nos centros de vinificação regulados e autorizados, únicos locais onde podem exercer poder administrativo. A GNR apenas colabora com o IVDP, como com tantas outras instituições legalizadas, com a contrapartida de um pagamento extra.

DSCI6683.JPG

 Durante todo o controlo não foram encontradas anomalias por parte dos funcionários do IVDP, mas quanto à circulação da carga e veículos as irregularidades são de um extenso role: Falta de seguro, pelo menos exibido no para-brisa, pneus em mau-estado, não existência de guias de transporte, falta de vistoria técnica, derrame e libertação de gases poluentes, etc...Irregularidades que irá levar a GNR para a estrada afim de fiscalizar e punir os infractores. 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D