Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Além Douro Digital

Informação da Região Norte de Portugal

Família passa Natal sem "bacalhau".

Vivem numa barraca que lhes serve de casa desde sempre, no concelho de S. João da Pesqueira.
 
Uma família, constituída por três pessoas adultas, com idades entre os 82, 46 e 42 anos, este ultimo com graves problemas de saúde desde a infância, vivem com pouco mais de €240 mensais. Desse valor têm de pagar todas as despesa inerentes à habitação e bens pessoais. Estando privados de televisão por não terem condições para pagar a uma qualquer empresa que forneça o serviço e o serviço grátis ali não funciona.. Só com a ajuda da IPSS "Pesqueira Amiga", esta família não passa fome e recebe uma refeição quente diariamente.

pesqueiramiga.pngO único rendimento que entra naquela habitação, que se parece com uma casa, é a reforma da matriarca, pessoa mais velha da família. O filho mais novo sofre de doença cronica desde criança, ainda chegou a receber uma pequena pensão de sobrevivência, mas há cerca de 4 anos, foi-lhe retirada por circunstâncias que os familiares não sabem explicar.

O Natal que se aproxima será mais um sem qualquer prenda no "sapatinho" ou aconchego especial na noite de consoada. É que a pessoa mais velha está com alguns problemas de saúde, sendo um dos filhos, o mais velho, que tem a responsabilidade de tomar conta da mãe e do irmão mais novo. "Todos os dias me levanto às 05H00 horas da manhã, para lhes fazer o café e torradas, umas vezes sem manteiga, ou azeite. Depois tenho de ir buscar o almoço e servi-lo à minha mãe e ao meu irmão. Eles estão dependentes de mim". Referiu, António, o filho mais velho.Papa Francisco.jpg
Alegou ainda o membro da família que vão sobrevivendo com as boas intenções de pessoas da aldeia e amigos que lhes oferecem alguns bens: alimentação e de uso pessoal, tais como roupas e calçado.
Ainda há miséria escondida mesmo ali ao lado dos altos quadros da política nacional, que apenas visitam estas famílias desintegradas da sociedade em tempos de eleições.
"Enquanto houver uma pessoa a passar fome, há uma falha grave na humanidade": palavras do Papa Francisco.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D