"The withe women" versão portuguesa - Douro
Há alguns anos, um jovem aldeão sonhava enfrentar as mentes atrofiadas dos cidadãos da aldeia para dar lugar a pensamentos mais prósperos e abertos. Tanto mais que o 25 deabril de 1974 já tinha ocorrido há algumas décadas. Como poderia chamar à atenção da população local? Imaginativo, vestiu-se de branco e assediou uns e atormentou outros. Durante várias luas lá aparecia a "mulher de branco" por um período tempo superior a mais de um ano.
Numa noite de luar lá pareceu a "mulher de branco" há mesma hora, pela mesma rua da aldeia sobranceira ao Douro. Pois, alguém tinha de tomar a coragem para acabar com o tormento das mulheres, criança e mesmo de alguns homens de mente mais fraca. Foi mesmo o homem coragem, o mais pequeno da aldeia fisicamente (tal como diz o povo: os homens não se medem aos palmos); que naquela rua empinada e local mais estreito esperou a "mulher de branco" de caçadeira em riste. Apanhada de surpresa a "mulher de branco" foi obrigada a destapar-se, sob ameaçada da caçadeira. Espanto do habitante da aldeia duriense: afinal a "mulher de branco" era da sua família e era um homem. Ali foi descoberto e desvendado o enigma da suposta "mulher de branco" que afinal era um homem, mas que gostaria, ou gosta, de se fazer passar por mulher.
O seu sonho!
Depois de desmascarado, o jovem rumou até à Suíça para assim fugir aos olhares críticos da população local que o acusavam de ter sido a "mulher de branco" e outros feitos pejorativos do jovem. No país helvético, o jovem conheceu várias personalidades internacionais, assim como da sua nacionalidade que por lá passaram em momentos de intimidade e lazer; tal com Paulo Portas e José Sócrates, vindo este último a ser Primeiro Ministro de Portugal.
Esta convivência terá levado o jovem, que em tempos assustou a população da sua terra como "mulher de branco", a adrir ao Partido Socialista e a lutar por um lugar politico na sua aldeia. Lutou por um lugar na política e conseguiu. Chegou mesmo ao topo politico na sua aldeia onde um dia assustou tudo e todos, com a intenção que só ele sabe a motivação. O que revela que o jovem se terá transformado ou a memoria do seu povo é semelhante à do peixe.
Assim se podem fazer os presidentes deste Portugal.